quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Computação nas nuvens

Nos próximos anos vamos ouvir muito o termo “computação nas nuvens”, com um conceito onde cada vez mais pessoas terão acesso às informações de forma segura e rápida. Atualmente com tecnologias inovadoras e cada vez mais avançadas, a computação nas nuvens (cloud computing), vem se tornando uma das tendências que promete disponibilização de serviços on-line e, muitos deles gratuitamente. Formada por nuvens de capacidade onde os dados e as aplicações não dependem de um único endereço físico, elas são armazenadas em servidores que estão distribuídos em rede, onde o acesso às informações é remoto através da internet, podendo ser acessados a qualquer hora ou lugar num sistema único e independente de sua plataforma.
Além de uma infra-estrutura enxuta, essa distribuição de recursos oferece melhor utilização de hardware e software com melhor aproveitamento dos mesmos, reduzindo assim custos com manutenções. Uma grande vantagem é a utilização de recursos que não estão instalados na máquina, eles ficam armazenados nas “nuvens”, e ao usuário basta preocupar-se em apenas acessar e utilizar. Outra vantagem é a escalabilidade ao alocar recursos de processamentos, mobilidade aos usuários, disponibilidade das informações, portabilidade e, redução de custos, além de preocupar-se com a utilização de recursos naturais de forma correta, reduzindo os gastos com energia elétrica e, contribuindo para preservação do meio ambiente.

FONTE:
http://www.undergoogle.com/

O futuro da TV digital

As inovações em torno da TV digital são cada vez mais surpreendentes. Essa nova mídia oferece recursos como imagens em alta definição e interatividade. Em torno dessa nova tecnologia a intenção é que os usuários usufruam de uma imagem de alta qualidade e definição sem ruídos ou chuviscos, além dos benefícios e portabilidade que irá trazer aos telespectadores. A TV digital permitirá que as emissoras transmitam um ou mais programas ao mesmo tempo, ou exibam imagens de determinado evento de vários ângulos diferentes.
A tendência é que haja a junção da internet e TV oferecendo acessibilidade, mobilidade, e uma interatividade ainda maior para o usuário, como fazer o download de filmes, acessarem informações do próprio laptop através da televisão sem necessidade de fios espalhados pela casa, dentre outros benefícios, fazendo com que TV e internet fiquem cada vez mais próximas, e a TV deixe de ser simplesmente TV assumindo outras funcionalidades para seus telespectadores.


FONTE: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/o-futuro-da-tv-digital/13469

sábado, 14 de agosto de 2010

TI Verde e Consciência Ambiental Tecnológica

Em uma era onde uma das principais fontes de preocupação é a preservação do meio ambiente, nada mais comum do que se preocupar tambem com a conscientização ambiental no mundo tecnológico. Daí surge um novo conceito que vem ganhando espaço no mercado atual, TI Verde, que consiste na fabricação, administração e descarte de equipamentos de forma inteligente e sem agressão ao meio ambiente.
Além de ser uma prática que envolve responsabilidade e consciência ambiental, a TI Verde pode ser uma fonte de lucros financeiros para empresas que adotam esse conceito e passam a reduzir gastos com energia e economizar recursos, como por exemplo a utilização de ferramentas para geração de documentos eletrônicos evitando gastos com impressão e armazenamento de papel.
Hoje existem diversas formas econômicas e fáceis de ser implantadas que são capazes de atender à preservação ambiental e ao mesmo tempo resultar em significativas reduções de custo pra empresas e usuários comuns. Fique atento à TI Verde, tendência que ganha espaço cada vez maior!




FONTE: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/lixo-eletronico-paulistanos-ganham-local-de-descarte/10524

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O ensino de redes sociais nas escolas

        A intensificação do uso de redes sociais na internet em todo o mundo se torna notável à cada dia, e junto com esse crescimento, avançam também as discussões sobre problemas referentes à privacidade de seus usuários. Os sites de relacionamentos que compõem esse tipo de rede social, são utilizados para os mais variados fins, desde a interação entre amigos, até a divulgação de notícias em tempo real. Este e tantos outros aspectos, são apontados como características positivas do uso dessas redes. Porém, o que provoca grandes discussões, é o conteúdo excessivo de informações que são lançadas nos sites e que acabam sendo utilizadas de forma indevida quando em mãos erradas.
        Na cidade de Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, escolas estão adotando como parte do currículo de seus alunos, aulas de como lidar com redes sociais na internet. Através destas aulas, a escola encontrou um meio de conscientizar alunos de como utilizar este tipo de comunicação que oferece tanto chances e oportunidades, como riscos ao exporem informações excessivas.
        Este é um método que se implantado de forma correta, pode facilitar a conscientização de diversos usuários espalhados por todo o mundo. Mais será que realmente irá funcionar? E no Brasil, onde possuímos grande número de adeptos à essas redes sociais, será que este método pode funcionar?



FONTE: http://info.abril.com.br/noticias/internet/alemanha-vai-ensinar-redes-sociais-nas-escol-ll082010-24.shl