segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Protocolo IPV6 resolve escassez de endereços de IP

Para entrar na rede cada computador necessita de um endereço de IP para se conectar, e  cada dia o número de pessoas conectadas expande ainda mais, fazendo com que os endereços de IP se esgotem para novos usuários da rede.
O uso do protocolo IPV6 criado em 1998 , uma vez que já se imaginavam que os endereços IP iriam chegar ao seu limite, será uma solução que eliminará os problemas relacionado com escassez de protocolos. Por outro lado, trará conseqüências ao usuário, onde ao conectar-se na rede cada um receberá milhões de endereços fixos e reais de internet, um número maior que a internet inteira, além de possuir uma quantidade enorme de endereços para cada usuário são 256 redes com quatro bilhões ao quadrado de endereços cada. Apesar de tantos endereços, não será possível usar na configuração automática, a infra-estrutura e configuração das redes, pois não suportaria tantos dispositivos e muitos endereços seriam desperdiçados e equipamentos gerariam conflitos caso conectados na mesma rede. Embora o limite de endereços IP esteja se aproximando, muitos aparelhos domésticos como roteadores, modens ADSL não estão preparados para receber o protocolo IPV6 e ainda não sabem se a atualização do software seria o suficiente para os equipamentos funcionarem, ou se será necessário a troca de todo o hardware.

FONTE:
HTTP://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/nova-internet-permitira-internauta-conectar-bilhoes-de-dispositivos.html

2 comentários:

  1. É dificíl pensar que os endereços de IP se esgotem e não temos uma solução viável e sem conseguências,bom soluções nós temos que é o IPV6 mais este trará conseguências que pode atingir a vários usuários impossibilitando estes a se conectar.

    ResponderExcluir
  2. A conseqüência da evolução tecnológica somada a alta demanda resulta na escassez dos endereços de IP, com certeza algo tão sério que faria pessoas no mundo todo perderem milhões não ficaria sem solução, porem veremos uma solução sem conseqüências somente na iminência deste fato, ou seja quando os IP(s) realmente se extinguirem é que veremos o novo protocolo em ação e provavelmente sem conseqüências para aqueles que pagarem por isso.

    ResponderExcluir